segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como Não Entender as Pessoas ou Ser Desagradável

                             
                    
Simples. O primeiro passo a se tomar – no que diz respeito à não entender as pessoas – é justamente tentar entendê-las.

Por quê? Ora...

Geralmente todos nós – ou a maioria ou ainda aqueles de bom senso – tentam entender o próximo usando como referência de valores os seus próprios ‘ditos valores’. Aí é onde mora o problema...

Cada um vê e sente este ‘mundinho’ de uma maneira bem particular, por mais que se tente ser maleável, acabamos por sermos restritos ao nosso limitado conhecimento – descendente de nossa vivência individual - sobre as coisas do mundo, das pessoas e de nós mesmos. Isso leva a toda nossa divagação para uma cabal e provável conclusão: Estamos geralmente enganados. Cada qual tem seu valor, e tentar entender o próximo sem saber disso pode nos condenar a frustração.

Não vamos entender nada.

Dica?

Não entenda, aceite. Ou irá se aborrecer.

Agora, como ser desagradável...? Isso é bem fácil.

Basta tentar ser o mais agradável possível e logo você, amigo ou amiga, viciará a pessoa alvo de seus ‘amores e cordialidades’ ao ponto dela lhe cobrar tal tratamento sempre, mesmo que ela mesma não se dê conta. Observará-lhe o tempo inteiro esperando uma única, e mísera, falha ou escorregão. “E logo você falhará... lógico!” Sentir-se-ão satisfeitíssimas em lhe jogar isso na fuça, ou no mínimo, fazer-lhe notar que não é perfeito e que sua tentativa gentil e sua educação não valem de nada afinal das contas. Deixando para ela todo o suposto ‘direito’ de desfazer-lhe a atenção, educação ou gentilezas. Como se uma minguada falha pudesse colocá-lo (la) ao nível de maior crápula da face deste planeta Azul-bebê.

“Ora! Quem ele(a) pensa ser, um(a) santo(a)?” Risos maldosos virão... “Estava demorando mostrar as unhas.”

Então fica a dica. Quer ser agradável e entender as pessoas? Seja um indivíduo farsante, tonto e tolo... insensível e quase interesseiro. Elas se sentirão superiores e quase nunca o(a) destratarão. Sorrirão mais, te amarão mais, falarão mal de você apenas da boca pra fora e não lhe terão inveja.

Resumindo: Trate-os tolamente e receberá presentes...

Obs.: Porém se levar este texto a sério demais acabará por perceber e obedecer demasiadamente seu título.


Suzo Bianco

Um comentário:

  1. Parar e observar o comportamento das pessoas sendo elas a 1° momento interessantes, pode nos trazer experiências um tanto reveladoras, um tanto broxantes, um tanto inspiradoras. Pensar nesta perspectiva do texto foi interessante.

    ResponderExcluir